Universidade

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 e durante dois séculos destacou-se pelo seu papel na formação das elites e dos missionários do reino. Restaurada como Universidade pública em 1973, orienta desde aí a sua atividade para responder às novas exigências da sociedade. Está especialmente vocacionada para a formação de recursos humanos que querem conquistar uma posição de relevo pelo mérito e pelo anseio de melhor servir a comunidade. Assim, a UÉ vem-se afirmando pela alta qualidade da sua formação, associada a valores perenes como o respeito mútuo, o desejo de saber, a honestidade intelectual e a liberdade de pensamento.

Somos atualmente uma Universidade moderna, com Centros de Investigação de qualidade, avaliados por painéis internacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dispondo de um corpo docente altamente qualificado, integrando redes internacionais e programas de mobilidade que facultam aos seus estudantes e docentes oportunidades de contacto com as realidades de outros países. Temos uma forte ligação às empresas procurando que o saber produzido não fique confinado às nossas paredes, ainda que históricas, mas seja posto ao serviço do desenvolvimento económico e social nos diferentes campos em que desdobramos a nossa atividade. E nesse permanente processo de transferência de conhecimento e de tecnologia propiciamos aos nossos alunos contactos fecundos com o tecido produtivo e com a cultura, preparando-os para os exigentes desafios de uma sociedade em acelerado processo de transformação estrutural.

Lecionamos cerca de 40 cursos de licenciatura, 80 cursos de mestrado (4 dos quais Erasmus Mundus) e 32 programas de doutoramento nas mais variadas áreas do saber. Reconhecemos a formação adquirida nos quartos ou quintos anos das antigas licenciaturas para efeitos de prosseguimento de estudos de mestrado. A diversificada oferta de ações de formação ao longo da vida, creditáveis para seguimento de outros ciclos de estudos, garante a atualização de conhecimentos num mundo em constante mudança. A Universidade de Évora é internacionalmente reconhecida, sendo regularmente avaliada pela European University Association e tendo sido aceite como membro da "Magna Charta Universitatum ".

Os nossos estudantes provêm de todo o país e de países estrangeiros. Na UÉ encontram a rara e preciosa combinação de um ensino de elevada qualidade ligado à investigação de vanguarda e ao contexto empresarial com um bom ambiente na dimensão humana e afetiva, onde é fácil fazer amigos e fruir de uma intensa vida cultural, onde se alia o estudo ao divertimento salutar, onde é fácil o acesso aos docentes para ajudar a esclarecer as dúvidas e apoiar a orientação dos percursos formativos. Pela confluência de todos estes aspetos, fundamentais para uma formação integral, a Universidade de Évora assume-se hoje, cada vez mais, como uma genuína comunidade académica. Com os cerca de nove mil alunos dos vários graus de ensino que ministramos, somos uma Universidade com a dimensão adequada, que não se quer afirmar pela dimensão mas por um autêntico espírito académico.

Se quer vir partilhá-lo connosco e connosco construir as bases para um futuro de qualidade, seja bem-vindo à nossa comunidade, que foi buscar a Camões o lema que a guia: "Honesto estudo com longa experiência misturado ".